terça-feira, 25 de setembro de 2012

A Fraternidade,



A Fraternidade, sob o aspecto teórico, é um conceito de filosofia profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade.
O mundo precisa de compaixão e companheirismo.
Um verdadeiro companheiro nunca abandona o seu amigo.
Pode até não saber falar, mas precisa saber ouvir e compreender o que o seu amigo está sentindo ou passando.
Ajudar alguém é uma forma de companheirismo, mas ajudar um necessitado é uma oportunidade que Deus nos dá para praticarmos a caridade. Se essa oportunidade não surgiu ainda para você, tente encontrá-la de alguma forma e experimente o quão bom é praticá-la...

Com esses três elementos, forma-se o tripé que caracteriza um dos mais importantes conceitos em que se baseia a Maçonaria. A ideia de Fraternidade mostra que o homem, na vida em sociedade, estabelece, com seus semelhantes, uma relação de igualdade, pois, em essência, não há nada que hierarquicamente os diferencie. São como irmãos, ou seja, fraternos.
A Ordem Maçônica com sua filosofia a mais perfeita das Instituições; porem, somos seres humanos; inclusive nos maçons, com muitas vaidades egos e cheios de defeitos.
Quando se fala em Maçonaria no mundo profano, todos têm algum comentário a fazer: misteriosa, secreta, seita religiosa ,satânica,  discreta, beneficente, caritativa… Uns aprovam, outros reprovam, uns gostam, outros têm curiosidade e há também os indiferentes. No entanto, todos os profanos têm como verdades incontestáveis que os maçons são fraternos ajudam-se entre si e se tratam como irmãos…
Correm lendas que maçom pobre não existe; que maçom nunca perde causa na justiça; que maçom nunca se aperta, pois basta fazer um “sinal secreto” e pronto! Lá estão os “irmãos” para auxiliar o apurado…
Como seria bom se essas lendas fossem reais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário