quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cavalheiros Templários X Maçons




            A influência das Cruzadas veio só após conheceram na Palestina, e as novas formas de associações, uma vez de volta a Europa constituíram Ordens, semelhantes às do Oriente. É assim que em 1196, fundou-se na Escócia a "Ordem dos Cavaleiros do Oriente", cujos membros tinham como ornamento uma cruz entrelaçada por quatro rosas.  
Entre varias lenda, como o tesouro do Rei Salomão, levaram estes monges a muitos mistérios sobre eles (Os Cavalheiros Templários).
Os cavaleiros se tornaram tão ricos que se tornaram alvo de inveja e suspeitas. Em 1307, o rei Felipe 4º da França ordenou a prisão de todos os templários, de modo que pudesse se apoderar de sua imensa riqueza. A destruição da Ordem veio também do Papa Clemente V, que os acusou de Idolatria ao Demônio. Mas na verdade os cavaleiros se tornaram tão ricos que se tornaram alvo de inveja e suspeitas, ordenou a prisão de todos os templários, de modo que pudesse se apoderar de sua imensa riqueza.
Sabemos que tem muitos, simbolismos nos Cavalheiros Templários, que foi incorporada pela maçonaria. Outro fato que poderia explica é o mais verossímil quanto à origem da irmandade pode ser encontrada na Idade Média.
Após a casada que se deram na Europa continental, alguns Cavalheiros Templários fugiram para a Escócia, e lá encontraram as Guildas de pedreiros Livre, que juntos ajudaram a desenvolver a Escócia.
Desta União, começa a nascer nossa Ordem...
Este breve relato abre as porta para os grandes Mistérios da Maçonaria.





terça-feira, 25 de setembro de 2012

IIr.'. Fra.'.: No dia 07 de outubro

IIr.'. Fra.'.: No dia 07 de outubro: N o dia 07 de outubro, será realizada, as eleições municipais 2012, e meus queridos IIr.’..  Teremos IIr.’. participando em quase...

No dia 07 de outubro



No dia 07 de outubro, será realizada, as eleições municipais 2012, e meus queridos IIr.’.. 

Teremos IIr.’. participando em quase todas as cidade do Estado de São Paulo.



Candidatos a Vereador e a Prefeitos.

Podemos acompanhar grandes fraudes, como muitas compras de votos, subornos  e muito mais horrores da política Brasileira, atualmente são ocorridos grandes problemas na política devido a essa questão, então para que não aconteça essa grande catástrofe,  temos que ficar de olho aberto.

Saiba como ajudar sua cidade escolhendo bem os seus Candidatos.

O prefeito é escolhido, para administrar os serviços públicos de uma prefeitura, sendo assim nomeado chefe do órgão legislativo municipal.

O prefeito conta, não somente com o apoio dos seus secretários, como também com o apoio dos vereadores da Câmara Municipal para administrar o município.

O prefeito é, acima de tudo, um representante da comunidade, devendo assim ouvir os seus anseios e as suas reinvidicações.

Além disso, ele tem a responsabilidade de buscar apoio financeiro do governo Estadual e Federal com o objetivo de promover melhorias no município que administra.

Os vereadores eleitos exercem papel fundamental na vida pública, fiscalizar os gastos do município que se encontram na administração do Executivo. Outro papel fundamental do legislador municipal é justamente desenvolver leis e projetos que atendam as necessidades da população. Cabe aos Vereadores (as) ser nosso elo,  da população com o Poder Executivo de nossa cidade. 

Quando umas dessas instâncias do Poder Municipais ou ambas falham é óbvio que quem sai prejudicado é a cidade e sua população.

No dia 7 de outubro,teremos a oportunidade de escolher que vai no representar por 4 anos, e deste momento único, podemos mudar o nosso município.

Junto com o executivo, onde você poderá alternar, votando no vereador de uma determinada legenda e grupo partidário e o prefeito e vice de outro. No momento de votar não se esqueça de que o primeiro voto é para vereador e na sequencia você vota.


Informações eleitorais;

Capital
Interior
Estado
Nº DE ZONAS
58
367
425
SEÇÕES
23.779
62.693
86.472
LOCAIS DE VOTAÇÃO
1.962
8.103
10.065
ELEITORES APTOS
8.619.170
22.634.147
31.253.317
Dados relativos à posição do Cadastro de Eleitores no último dia do mês de 08/2012

Candidatos Maçons:

Pelo Informativo “PROGRAMA DE AÇÃO POLÍTICA NA MAÇONARIA PAULISTA” – Assinado pelas Potencias Regulares no estado de São Paulo;



(GOSP – Grande Oriente de São Paulo, GLESP – Grande Lojas do Estado de São Paulo e GOP – Grande Oriente Paulista).

Temos 170 candidatos, podem ser mais, mas estes assumiram compromisso com Maçonaria.

Caros Amigos e IIr.’.

Sejam os multiplicadores, dos Princípios Maçônicos, pois só através do voto poder mudar este País.

Voto Consciente demora a escolher, mas dura 04 anos.

Força, Luz e Paz a todos Ir.’.

A Fraternidade,



A Fraternidade, sob o aspecto teórico, é um conceito de filosofia profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade.
O mundo precisa de compaixão e companheirismo.
Um verdadeiro companheiro nunca abandona o seu amigo.
Pode até não saber falar, mas precisa saber ouvir e compreender o que o seu amigo está sentindo ou passando.
Ajudar alguém é uma forma de companheirismo, mas ajudar um necessitado é uma oportunidade que Deus nos dá para praticarmos a caridade. Se essa oportunidade não surgiu ainda para você, tente encontrá-la de alguma forma e experimente o quão bom é praticá-la...

Com esses três elementos, forma-se o tripé que caracteriza um dos mais importantes conceitos em que se baseia a Maçonaria. A ideia de Fraternidade mostra que o homem, na vida em sociedade, estabelece, com seus semelhantes, uma relação de igualdade, pois, em essência, não há nada que hierarquicamente os diferencie. São como irmãos, ou seja, fraternos.
A Ordem Maçônica com sua filosofia a mais perfeita das Instituições; porem, somos seres humanos; inclusive nos maçons, com muitas vaidades egos e cheios de defeitos.
Quando se fala em Maçonaria no mundo profano, todos têm algum comentário a fazer: misteriosa, secreta, seita religiosa ,satânica,  discreta, beneficente, caritativa… Uns aprovam, outros reprovam, uns gostam, outros têm curiosidade e há também os indiferentes. No entanto, todos os profanos têm como verdades incontestáveis que os maçons são fraternos ajudam-se entre si e se tratam como irmãos…
Correm lendas que maçom pobre não existe; que maçom nunca perde causa na justiça; que maçom nunca se aperta, pois basta fazer um “sinal secreto” e pronto! Lá estão os “irmãos” para auxiliar o apurado…
Como seria bom se essas lendas fossem reais!




segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Historia da Maçonaria no Brasil.



“E difícil falar de Historia, pois o Brasil deixa muito a desejar com este valioso tesouro.”
Este capítulo em branco, ou vazio da nossa História, que sabe esta em branco ou sobre segredo da própria Ordem, a Maçonaria, o que sabe e que esteve presente em todos os momentos decisivos e importantes de nossa pátria. Em torno da excepcional contribuição da Maçonaria para a formação de nossa nacionalidade, e é inadmissível qualquer dúvida.
Todos os fatos importantes de nossa historia, contaram com a participação dos maçons e nunca estiveram ausentes, da maioria deles, foram próprios Maçons que promoveram. Não há como (honestamente) negar que o Dia do Fico, A Proclamação da Independência, a Libertação dos escravos, A Proclamação da República, os maiores eventos de nossa pátria foram fatos organizados dentro de suas lojas. Antes de tudo isso, já na Inconfidência Mineira, a Maçonaria empreendia luta renhida em favor da libertação de nossa pátria.
Mas Alguns historiadores afirmam que a primeira Loja maçônica do Brasil. Baseados nos escritos de Borges de Barros, que foi diretor do Arquivo Histórico da Bahia, acreditava-se que havia sido criado a Loja “Cavaleiros da Luz”, no povoado da Barra, em Salvador, e que suas primeiras reuniões, anteriores à fundação, teriam sido feitas a bordo da fragata “La Preneuse”. Estudos recentes – de uns 20 anos para cá, já publicados em jornais maçônicos da Bahia – mostram que a fragata “La Preneuse” não esteve ancorada na Bahia, naquela época. Isso, todavia, não invalida a hipótese dela ter existido, embora não existam documentos comprobatórios (CASTELLANI, 2007).
Algumas Lojas Maçônicas haviam sido criadas em território brasileiro pelo menos desde 1797, uma da mais importante fato foi à fundação em novembro de 1815, da Loja “Comércio e Artes”, fundada por maçons decididamente engajados no propósito de promover a independência política das províncias brasileiras.
E a Loja mais antiga que temos noticia e tem documentos e a loja “Reunião”, do Rio de Janeiro, fundada em 1801, que foi documentada como a mais antiga do Brasil.
Mas algumas pessoas devem estar confusas ou pergunto: Como? Por quê? Estas datas não são coincidentes? Pelo ato de março de 1818.
Temos que falar que após o fracasso da Revolução Pernambucana de 1817, que foi o fato que antecipou o alvará Régio, as lojas resolveram cessar os seus trabalhos, reunindo-se, porém, secretamente, Clube da Resistência, fundado por José Joaquim da Rocha.

Em 30 de março de 1818, o decreto lei do Rei Don João VI, o Alvará Régio, que proibia o funcionamento no Brasil de sociedades secretas, e a Maçonaria em particular, no Império Português um crime de lesa majestade, punido com pena de morte. As Lojas que funcionavam no Brasil foram fechadas e saqueadas e todos os seus livros queimados, conforme ficou registrado na “ata da sessão de reinstalação” da Loja “Comércio e Artes na Idade do Ouro”.
Mas alguns verdadeiros Maçons mesmo sobre o julgo do Alvará Régio, luta para que os principio maçônicos não fosse esquecido.
Há que se ressaltar também a grande contribuição de um Maçon ilustre Francisco Antonio Lisboa, o Aleijadinho, autor de obras sacras, fez questão de secretamente homenagear a Maçonaria em suas esculturas. Os três anjinhos formando um triangulo, o triangulo maçônico, tornaram-se sua marca registrada.
A própria bandeira do estado de Minas Gerais foi inspirada na Maçonaria: o triangulo no centro da bandeira mineira é o mesmo do delta luminoso, o Olho da Sabedoria ou na expressão Quem é? E os de fora respondiam: UAI – as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa senha a porta era aberta aos visitantes.
Estando assim presente na, Inconfidência Mineira no final do século XVIII, a primeira loja maçônica brasileira filiada ao Grande Oriente da França, sendo instalada em 1801 no contexto da Conjuração Baiana. A partir de 1809 foram fundadas várias lojas no Rio de Janeiro e Pernambuco e em 1813, foi criado o primeiro Grande Oriente Brasileiro sob a direção de Antonio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva.
Já a partir de 1820 a Maçonaria relatos de aberturas de lojas e a reinstalação ou reerguimento de colunas em 1821, constando da ata que a Loja passaria a adotar o título distintivo de “Comércio e Artes na Idade do Ouro”.
A lusofobia (Antipatia, aversão aos portugueses ou às coisas de Portuga) que está presente na mossa sociedade, movimentos de emancipação, também caracterizava a maçonaria brasileira, que desde seus primórdios lutava e não queria ser subordinada, e nem aceitava o Grande Oriente de Lisboa.
 No Brasil e na America Latina a maçonaria também se constituiu num importante veículo de divulgação dos ideais de independência, em 1822, a Loja “Comércio e Artes na Idade do Ouro”, resolveu criar mais duas Lojas — a “Esperança de Niterói” e a “União e Tranqüilidade”, que deu inicio ou a origem no Rio de Janeiro o Grande Oriente Brasiliano ou Grande Oriente do Brasil, que nomeou José Bonifácio de Andrada e Silva o primeiro grão-mestre da maçonaria do país.

Com D. Pedro I no poder, o Grande Oriente do Brasil foi fechado, ressurgindo apenas com a abdicação do imperador em 1831, tendo novamente José Bonifácio como grão-mestre. Nesse mesmo ano ocorre a primeira cisão na maçonaria brasileira, quando o senador Vergueiro funda o Grande Oriente Brasileiro do Passeio, nome referente à rua do Passeio, no Rio de Janeiro.


A independência do Brasil foi proclamada em 22 de agosto de 1822, no Grande Oriente do Brasil. O grito de independência foi mera confirmação. Ninguém ignora também que o Brasil já estava praticamente desligado de Portugal, desde 9 de janeiro de 1822, o dia do Fico. E o Fico foi um grande empreendimento Maçônico, dirigido por José Joaquim da Rocha, que com um grupo de maçons patriotas, fundou o Clube da Resistência, o verdadeiro organizador dos episódios de que resultou a ficada.

De acordo com o manifesto de 1832, do Grão mestre José Bonifácio de  Andrada e Silva. Segundo o mesmo manifesto, o Grande Oriente Lusitano, desejando propagar, no Brasil, a verdadeira doutrina maçônica, nomeou, para esse fim, três delegados, com plenos poderes para criar loja regulares no Rio de Janeiro, filiadas aquele Grande Oriente.

Texto: Cesar Guimarães.'.


Fontes:
Ação Maçônica Internacional
www.aminternacional.org