terça-feira, 12 de março de 2013

Informações da Eleição do GOB.


*ATENÇÃO! Nenhuma documentação relativa ao processo eleitoral para as Eleições gerais aos cargos de Grão Mestre Geral e Grão Mestre Geral Adjunto do GRANDE ORIENTE DO BRASIL - GOB deverá ser entregue/encaminhada ao Grande Oriente Estadual ao qual a(s) Loja(s) Maçônica(s) é jurisdicionada. Toda documentação relativa a este procedimento devem ser encaminhada para o Superior Tribunal Eleitoral Maçônico - STEM - GOB, conforme informações acima.
As apurações acontecerão no Pleno do Superior Tribunal Eleitoral Maçônico no Palácio Maçônico/GOB – Brasília, na data de 30/03/2013, com inicio oficial as 10:00hs., com a presença dos Ministros desse Colendo Tribunal, Procurador Geral do GOB, Chefe do Poder Executivo, Ministro Presidente do Poder Judiciário e Presidente do Poder Legislativo, além dos representantes indicados como fiscais pelos Candidatos, e pelos funcionários credenciados pela Secretaria Executiva do STEM, que exercerão as funções de Escrivães, Escrutinadores e Auxiliares.


PORTARIA Nº. 01/2012 - STE
Regulamenta o Registro de Candidaturas aos cargos de
Grão-Mestre Geral e Grão-Mestre Geral Adjunto do
GRANDE ORIENTE DO BRASIL para o quinquênio 2013/2018
e estabelece rotina para a formação da Oficina Eleitoral; do Ato
de Votar; e da Proclamação do Resultado na Eleição a ser
realizada no dia 09 de março de 2013, conforme disposto no art.
70 da Constituição do Grande Oriente do Brasil (CGOB).



VII – DA TOTALIZAÇÃO DOS VOTOS E DA PROCLAMAÇÃO 
DO RESULTADO
Art. 20 - No dia 30 de março de 2013 – (sábado), a partir das 
10h00, o Superior Tribunal Eleitoral retomará os trabalhos da 
Sessão Extraordinária Permanente em curso (em nível de 
Sessão Pública Maçônica), desde já convocada, para a apuração 
e totalização dos Votos recebidos das Lojas, efetuados pelos 
Ministros da Corte e controlados pelo Presidente do 
Superior Tribunal Eleitoral, em computador próprio, e após o 
término, Proclamará o Resultado e os Irmãos Eleitos. Serão 
abertos apenas os envelopes que chegarem ao Superior Tribunal 
Eleitoral em conformidade com esta Portaria.
§ 1º. – A Apuração será efetuada, pelos Ministros da Corte, 
em até 04 (quatro) turmas de 2 (dois) cada uma, sendo um 
deles o Relator e o outro o Revisor.
§ 2°. - A data limite para recebimento do Expediente Eleitoral 
oriundo das Lojas, inclusive o complemento de Razões de 
Impugnação - observados os prazos estipulados nos §§ 6°., do 
art. 16 e 3°., do art. 18 desta Portaria, é 26 de março de 2013 –
(terça-feira), não sendo considerados os Expedientes Eleitorais 
que chegarem em datas subseqüentes.





sexta-feira, 8 de março de 2013

As viagens do companheiro maçom


Através de símbolos a maçonaria, que é uma escola filosófica, nos conduz a um continuo processo de evolução. Quando iniciamos a construção do nosso templo interior somos submetidos às provas das antigas iniciações: a terra, o ar, a água, e o fogo. Desejando passar de grau e continuar no crescimento pessoal, nos apresentamos à porta do templo, prestes a iniciar as novas viagens.A viagem dos sentidos, os cinco sentidos do homem: Visão, Audição, Olfato, Tato, e Paladar. O vocábulo “Sentido” é derivado do latim ‘sentire’ e se aplica a qualquer uma das aptidões da alma. Através dos sentidos, o corpo humano estabelece um relacionamento perfeito com o mundo exterior, a percepção pelos sentidos “convencionais”, à razão do viver. Contrário ao homem isolado, encarcerado, tendo perdido seus sentidos, aproxima-se muito do ser inanimado o qual passa a ter uma vida vegetativa, quase que a definição da morte. Esta viagem simboliza o período que devemos nos aperfeiçoar na prática de desbastar, utilizando os instrumentos de corte e de polimento. Quando o Apr.’., busca a perfeição, deve lembrar que sozinho não pode terminar a obra, que o eleva A.’.G.’.D.’.G.’. A.’. D.’.U.’. Isto exige um duro e penoso trabalho, não se desviando do traçado que os mestres desenharam.

A viagem da Arquitetura: Objetiva o estudo das cinco ordens da arquitetura:
Dórica que significa União e representa a Inteligência;
Jônica que significa Beleza e representa a Retidão;
Coríntia que significa Grandeza e representa o Valor;
Compósita que significa Força e representa a Prudência;
Toscana que significa Perfeição e representa a Filantropia.

Estas ordens formam a base simbólica da maçonaria, pois além de considerar a arte de construir um princípio operativo, considera um conjunto arquitetônico a formação da personalidade humana, incluindo o seu caráter, seus aspectos moral, intelectual e essencialmente espiritual. A Régua, adotada pela maçonaria simboliza o dia com as suas 24 horas. Filosoficamente, o maçom deve pautar sua vida dentro de uma determinada medida, ou seja, deve programá-la corretamente e não se afastar dela. Nada mais é que o símbolo do qual o apr.’. deve adquirir os elementos práticos da maçonaria, a arte de traçar linhas sobre os materiais desbastados e aplainados.

A viagem das artes liberais, concebidas na época do surgimento do REAA: gramática, retórica, lógica, musica e astronomia. Evidentemente hoje teríamos uma gama bem diferente a considerar, pois a evolução da tecnologia ensejou o surgimento de novas profissões, nem imaginadas na época. Esta viagem simboliza o ano no qual se confia ao Apr.’. a direção, o transporte e a colocação de materiais trabalhados.

Simbolicamente este instrumento representa a força da inteligência subjugada pela vontade do homem. Basta-lhe um ponto de apoio para erguer um peso enorme sob a simples pressão muscular de um braço. Arquimedes dizia: "Dai-me um ponto de apoio que erguerei o mundo". Quando nos deparamos com algum obstáculo a ser removido, aparentemente impossível, o maçom deve buscar esse "ponto de apoio". A solução pode estar bem perto de nós e não visualizamos porque nossa atenção está voltada somente para o grande obstáculo. Não há peso que não possa ser removido. Existindo o problema, ao lado estará à solução, basta encontrá-la. Devemos aprender a usar esse poder que a maçonaria propicia.

A viagem da filosofia, essencialmente dedicada à memória dos grandes filósofos: Solon, Sócrates, Licurgo e Pitágoras. Utilizada para transformar, desbastar, ou polir devidamente o maçom, tornando-o útil a construção. O ângulo reto nos ensina a retidão de nossas ações. O maçom, em sua linguagem simbólica, diz que pauta a sua vida "dentro do esquadro", querendo dizer que tudo está na dependência da retidão, tanto na horizontalidade como na verticalidade. Ainda, teremos dois caminhos que vão se afastando, se nossa vida for pautada de forma correta encontraremos o caminho da verticalidade espiritual e o da horizontalidade material. Este símbolo deve ser utilizado principalmente na elevação do edifício em direção ao seu todo, verificando a colocação de materiais reunidos para terminar a obra maçônica. Ele ensina que só a aptidão, o zelo e a inteligência demonstrados em vossos trabalhos podem nos elevar acima dos menos instruídos e zelosos.

A viagem da glorificação, do trabalho: significa que, tendo terminado a sua aprendizagem material, em que ele conduziu o instrumento de trabalho, pode almejar alguma coisa além do plano físico do Aprendiz, pronto para a transição do plano físico ao espiritual, ou cósmico. Esta viagem mostra que o Apr.: suficientemente instruído nas práticas manuais deve, durante do último ano, aplicar-se ao estudo teórico. Não basta estar no caminho da Virtude para nela nos conservamos e chegarmos à perfeição. São necessários muitos esforços.

Conclusão: A evolução maçônica depende de muito trabalho e dedicação, e nos anos que ainda teremos pela frente na busca da evolução. Disto dependerá ser a nossa obra terminada e perfeita. As viagens nos mostram que sem o trabalho, seja bruto ou intelectual, e sem o uso adequado dos instrumentos a sua transposição será difícil e talvez até incompleta. Por isso devemos realmente nos dedicar a aprender dia a dia, hora a hora grau a grau.

Fontes: GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO. Ritual de Companheiro Maçom – Rito Escocês Antigo e Aceito. GOSP; CAMINO, Rizzardo da; Simbolismo do segundo grau: Companheiro; 3. Ed. São Paulo: Madras, 2009; SANTOS, Sebastião Dodel dos – Dicionário Ilustrado de Maçonaria.

quarta-feira, 6 de março de 2013

A Maçonaria é discreta ou secreta?


A Maçonaria é uma associação de homens livres, de bons costumes, onde seus membros se dedicam ao aperfeiçoamento moral e social através de estudos filosóficos.

Muitos ainda acreditam que a maçonaria é uma sociedade secreta, mas na verdade trata-se de uma sociedade discreta. Não existe nenhum segredo misterioso que não pode ser revelado de jeito nenhum.

Séculos atrás, a Maçonaria era praticada sob o mais rigoroso sigilo, pois era perseguida pelos poderosos, por homens que escravizavam homens que ousavam defender a liberdade de consciência.

As guerras religiosas estavam no auge e defendia-se a idéia de “quem não é por mim, é contra mim”. Ser maçom, pregar e praticar a tolerância para com quem tinha ideias diferentes ou professava uma diferente fé, era perigoso.

Assim, esconder a condição de ser maçom era uma regra essencial para a segurança de todos, além de ser também um elemento essencial do laço de fraternidade que unia os maçons, pois tornava possível pensar de modo diferente, ou professar uma religião diferente ou até pertencer ao exército inimigo. Sim, ainda que porventura inimigos, ambos eram essencialmente e sobretudo Irmãos. Ambos podiam compartilhar o mesmo espaço, debater respeitosamente as suas ideias e se confraternizar pacificamente. Por fim, descobriam que não eram tão diferentes em seus propósitos ou em seus anseios. Todos buscavam uma sociedade mais justa.

Atualmente, a maçonaria pode ser praticada livremente em quase todas as regiões, dedicando-se o maçom à evolução intelectual e à assistência filantrópica. Por promover o acatamento às leis, aos governos legalmente constituídos, nada tem a ocultar, mas conserva sua natureza discreta, com sinais, toques e palavras, como meio de reconhecimento recíproco de seus membros, internacionalmente. Portanto, nada tem a Maçonaria de sociedade secreta.

Em muitos países identificar-se como maçom é considerado um ato desejável.
Na Inglaterra é uma honra ser identificado como maçom. Nos Estados Unidos, é uma forma natural de integração na sociedade local e, para muitos, uma preservação da tradição familiar. No Brasil, apesar de algumas desconfianças, ser maçom é natural e um motivo de orgulho.

Em umas poucas regiões do globo, é perigoso ser maçom. Nestas, é sábio manter total discrição. Ainda outras regiões, como em Portugal, ser maçom não é propriamente perigoso, mas poderá trazer alguns prejuízos profissionais e sociais, devido ao preconceito ainda existente. Mas muitos, e cada vez mais, maçons regulares não só se identificam publicamente como tal, como o fazem com orgulho. Outros optam por manter a discrição. Cabe a cada um a decisão de se assumir publicamente.

Certamente, no dia em que deixar de existir tal preconceito, todos os maçons, de todos os cantos da terra, com alegria, poderão declarar pública e orgulhosamente a sua condição!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Um pouco de história maçônica


1º Parte

Em 02 de setembro de 1666 um incêndio em Londres, com apenas 80% das
a cidade e as leis emitidas para reconstrução especificado
que a construção nova deve ser de tijolo e pedra,
esta concentrada uma grande quantidade de maçons do continente,
curiosamente aparece naquele momento em nome da Escócia
maçom que a partir do ano 614 o Papa Bonifácio IV, teve
monopólios reconheceu que "libertou-os de todos os estatutos
locais éditos reais, ou qualquer outra obrigação
imposta aos habitantes dos países que estavam a viver "este
Condição de maçon os distinguia as associações de pedreiros
controlado pelo clero. Em 1708 foi concluída a reconstrução da
Catedral de São Paulo e com ele a reconstrução da cidade de
Londres tornou-se obras escassos.

Os Independentes Lodges Artesanato
nascimento e desenvolvimento
Grande Loja Simbólica e da Independente
Sudeste mexicano

Fundo

Tal é o poder de como contar uma história, que pode
deturpar a realidade que está à vista, apenas mudando o
acentos ou vírgulas. Se alguém lê as histórias com a intenção maçônica
eles foram escritos, acreditar na mentira de sempre: que o Inglês
foram os inventores da Maçonaria, as pessoas apenas na história a
Apesar das referências em outros países com maior
Tradição maçônica, como a Itália.

Nenhum historiador menciona ou não mencionar que em 1523
Paris foi uma reunião de maçons, discípulos
Leonardo da Vinci, Américo Vespúcio e Paulo Toscanelli, herdeiros
os ensinamentos das academias italianas, que colocaram a
Princípios básicos da organização que a partir dessa data
Mais tarde, os clusters iria governar, mas se a história cheia
misticismo, brega e dogmatismo, dando-lhe um caráter brando para
que na verdade não é a instituição.

Em outras palavras, eles mencionam que os seus objectivos são o
contemplação, a interpretação do símbolo e adoração a Deus,
Mas a realidade tem sido diferente. Uma instituição que foi promovido e
Revoluções na frente de Inglês, Francês e todos ou quase todos
os EUA, o principal promotor do movimento
progressiva na Europa e na América não pode ter comandos como:
"... Nunca será um estúpido Ateu, nem libertino irreligioso", e não um
juramento como: "Eu juro que eu vou ser sempre um bom tema do Rei e da
Constituição estabeleceu no meu país. "

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Historia da Maçonaria e a Independencia do Brasil


Raramente, estudamos ou conversamos sobre as lutas por nossa independência. Parece que tudo ocorreu de forma pacífica, e o pior, sem a participação da Maçonaria e do povo.
Na conduzir nossa independência, sem a participação das lojas Maçônicas do Partido Brasileiro, foram os grandes articuladores das  principais decisões. É verdade que, mesmo ficando independente de Portugal, nosso governante seria o filho do rei dessa mesma nação. E é verdade também que, as lutas por nossa independência não foram tão violentas e longas como aconteceram com os nossos vizinhos latino-americanos, mas não podemos deixar de lado, a participação da  Maçonaria e da população brasileira, mesmo que, essa independência não tenha significado liberdade e igualdade sociais para a maioria do povo brasileiro.
Segue um dos fatos:
1822 -  Finalmente, após este frenético trabalho da Maçonaria, no dia 19 de janeiro de 1822, grande comitiva de maçons saia das dependências do Senado, que se reunia no Consistório da Igreja do Rosário, sob a presidência do maçom José Clemente Pereira, com destino ao Paço da Cidade, local que o Príncipe Real tinha determinado para receber aquela importante representação. Depois de árduo trabalho de convencimento, pode-se finalmente ouvir: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico”.
 
Estava vencida a primeira e decisiva batalha. A INDEPENDÊNCIA era irreversível na consciência de todos.



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Eleições no GOB




Por motivo pessoais e de saúde nosso Ir.’.  Arnaldo Soter Braga Cardoso & Carlos Azevedo Marcassa, desistiram de eleição do Grão Mestrado Geral do GOB em 2013.
Meus Caros IIr.’. antes de escolher o seu candidato reflita:
Maçonaria, forma reduzida e usual de franco-maçonaria, é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De carácter universal, cujos membros cultivam os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica;
Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 (58%) nos Estados Unidos, 1,2 -(22%) - no Reino Unido e 1,0 (20%) no resto do mundo. No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7 %) sendo 79 mil maçons do GOB e 4 700 Lojas.
Continuam na disputa:-
Chapa 1 – GOB com VOCÊ:- Marcos José da Silva & Eurípides Barbosa Nunes;
Chapa 2 - Movimento Pró GOB 21:- Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti & Sergio Luiz Pereira Soares;
Chapa 3 - Somos GOB 2013:- Benedito Marques Ballouk Filho & William Dálbio Almeida de Carvalho;

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Fraternidade


Por que esquecemos o nosso Ir.’. Hospitaleiro.
Em uma de nossas Lojas aconteceu um fato corriqueiro: um dos Irmãos faltou à sessão. Passou-se o primeiro dia, o segundo e vários outros sem que nenhum irmão houvesse feito uma ligação para saber o que acontecera. Todos estavam absorvidos por suas atividades no mundo não-maçônico e a irmandade esvaiu-se pelo ralo, afinal de contas irmão só é irmão no dia da reunião.
Maçonaria é para voluntários, se ele não veio é porque não quis ou porque estava envolvido em sua atividade profana, diziam uns. Na próxima semana ele virá, diziam os mais otimistas.  Outros, sequer perceberam a falta do “IRMÃO”. O fato é que o Obreiro havia sido submetido a uma cirurgia. Sua família não sabia que tinha que avisar à Loja e as pessoas que o cercavam não sabiam que ele era maçom (para alguns, isso ainda é um segredo a ser guardado a sete chaves). 
Somente sua ausência avisaria que ele não poderia comparecer à sessão, acreditou o moribundo. A ausência cumpriu seu dever. Falou, gritou, berrou, contudo não conseguiu alcançar o duro coração dos irmãos. Ninguém lhe ouviu. Então, reinou silêncio nas colunas e no oriente.
A cirurgia do obreiro não foi um sucesso e ele permaneceu internado no hospital por dias. Recebeu visitas de todos, menos dos “irmãos”. Não sucumbindo à enfermidade partiu para o Oriente eterno. No enterro, todos, menos os “irmãos”. Na missa de sétimo dia, todos, menos os “irmãos”. Dizem que, às vésperas da morte, sussurrou: IRMÃOS, PORQUE ME ABANDONASTES? 
Decerto, se ele fosse obreiro de uma Loja em que todos não apenas se tratassem, mas fossem realmente irmãos, no dia de sua ausência ou no dia seguinte, todos saberiam o motivo de sua falta e o apoiariam. Quem sabe ele estaria vivo. Tratamo-nos por “irmãos” e várias pranchas já foram escritas justificando o termo, contudo, o que sai da boca não entra no coração. Somos experts nos rituais, na legislação e no conhecimento maçônico. Falta-nos, porém, emoção, sensibilidade, solidariedade e fraternidade para com o próximo. Há grande diferença entre tratar “por” irmão e tratar “como” irmão. É mais que semântica.
Precisamos amar mais, viver mais e agir mais para que, num futuro não muito distante, não venhamos a ser  os próximos a dizer: IRMÃOS, PORQUE ME ABANDONASTES?