segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PERGUNTA NO AR / REFLEXÃO





MEUS IRMAÕS, não me levem a mal o meu propósito. Entendam como um ponto de reflexão, já que quando chegamos ao Grau dizem “Que somos Maçons completos temos nossa plenitude Maçônica”
O Mestre Maçom lê, estuda ou pesquisa?
Leve este questionário para uma sessão de sua Loja e peça que os irmãos Mestres respondam sem a necessidade de se identificar.
1)   Depois que você se tornou um Mestre Maçom, já apresentou algum trabalho em Loja?
2)   Você lembra qual e quando foi o último trabalho que apresentou em Loja?
3)   Quantos livros você já comprou e leu este ano?
4)   Quantos livros você comprou nos últimos dois anos?
5)   Você lembra qual e quando foi o último livro que comprou?
6)   Você ajuda o 1º vigilante e ou 2º Vigilante nas instruções aos Aprendizes e companheiros?
7)   Você cobra mais empenho e dedicação dos Aprendizes e Companheiros?
8)   Você faz parte ou já fez parte de algum grupo de estudos maçônico?

Você imagina qual será o resultado?

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Na ARLS.'. Gênesis Fraterna.



Foi realizado no dia 18 de outubro em sessão branca, com a palestra do Nosso Ir.’. Ivo Alves a palestra “ O segredo da Mulher”.











terça-feira, 16 de outubro de 2012

MORAL MAÇÔNICA





M M Silvio Marques de Oliveira

Os princípios morais da Maçonaria se fundamentaram na História de Mensageiros como Abraão, no Zoroastrismo, no Judaísmo e no Islamismo Muçulmano praticado por povos nômades do início da civilização. Como Ordem Universal, dedicada à construção de uma sociedade moral, os fundamentos da Maçonaria, entretanto, somente se solidificaram após o Cristianismo.
Perscrutando-se a vida histórica de Mensageiros e Profetas de Deus, cujos ilibados comportamentos se alinharam com o amor fraternal, com a tolerância ao próximo, com a busca incessante e investigativa da verdade e, sobretudo, com sabedoria e plenitude de liberdade, pode-se proclamar que os ensinamentos maçônicos surgidos nos primórdios da humanidade tinham um princípio da razão, atualmente decisivo para se assegurar que nada aconteceu, acontece ou acontecerá sem que houvesse ou haja uma causa determinante, reconhecidamente aceita como Deus Único e Onipresente.
A fraternidade e a igualdade distributivas do amor de Deus, exaltadas pela Maçonaria, se alinham com a incomensurável disposição daqueles Profetas, no combate ao fanatismo, à ignorância e no desejo permanente de praticar a beneficência entre todos.

domingo, 14 de outubro de 2012

As Prova e viagens do maçons




Sendo a maçônica, uma escola de filosofia e simbolismo,em seu processo de evolução, deve ser contínuo.  Ao iniciamos a caminhada na construção de nosso templo interior no momento de nossa iniciação onde somos submetidos as quatro provas, que representam as antigas iniciações as quais simbolizam a terra o ar a água e o fogo. Quando nos apresentamos à porta desejando passar do prumo ao nível, e continuar no crescimento pessoal, está prestes a iniciar as novas viagens. Vamos falar de algumas delas.
 
- PRIMEIRA VIAGEM

A primeira viagem é consagrada aos cinco sentidos do homem, a Visão, a Audição, o Olfato, o Tato, e o Paladar. O vocábulo “Sentido” é derivado do latim sentire e se aplica a qualquer uma das aptidões da alma. Através dos sentidos, o corpo humano estabelece um relacionamento perfeito com o mundo exterior, é a percepção pelos cinco sentidos “convencionais” sendo esta comunicação a razão do viver. O homem isolado, encarcerado, tendo perdido seus sentidos, aproxima-se muito do ser inanimado o qual passa a ter uma vida vegetativa, quase que a definição da morte.
Substitui a Reg.’. pelo Pro.’.
O Apr.’. lembrai-vos que sozinho não pode terminar a sua obra, que eleva A.’.G.’.D.’.G.’. A.’. D.’.U.’. exige um duro e penoso trabalho com o Maço e o Cinzel, não se desviando do que pelos mestres , lhe foi traçado.

- SEGUNDA VIAGEM
Objetiva o estudo das cinco ordens da arquitetura: Dórica que significa União e representa a Inteligência, Jônica que significa Beleza e representa a Retidão, Coríntia que significa Grandeza e representa o Valor, Compósita que significa Força e representa a Prudência e por fim a Toscana que significa Perfeição e representa a Filantropia, estas ordens formam a base simbólica da maçonaria, pois além de considerar a arte de construir um princípio operativo, considera um conjunto arquitetônico a formação da personalidade humana, incluindo o seu caráter, e seus aspectos moral, intelectual e essencialmente espiritual.


A segunda viagem nada mais é que o símbolo do segundo ano, no qual o apr.’. deve adquirir os elementos práticos da maçonaria, isto é, a arte de traçar linhas sobre os materiais desbastados e aplainados, o que só consegue com a Rég.’. e o Com.’.

- TERCEIRA VIAGEM
A terceira viagem é dedicada às artes liberais concebidas na época do surgimento do REAA: gramática, retórica, lógica, musica e astronomia; Evidentemente hoje teríamos uma gama bem diferente a considerar, pois a evolução da tecnologia ensejou o surgimento de novas profissões, jamais imaginadas na época que surgiu o Rito.
Arquimedes dizia: " Dai-me um ponto de apoio que erguerei o mundo" .
Em nossa vida quando no deparamos com algum obstáculo a ser removido e que expressa um esforço impossível, o maçom deve evocar a alavanca e buscar esse "ponto de apoio". As vezes , a solução está perto de nós e não visualizamos porque nossa atenção está voltada para o grande obstáculo. A lição da alavanca é que não há peso que não possa ser removido. Existindo o problema, ao lado estará a solução, basta encontrá-la. Devemos aprender a usar esse poder que só a maçonaria propicia.
Esta viagem simboliza o terceiro ano, no qual, se confia o Apr.’. a direção o transporte e a colocação de materiais trabalhados.


- QUARTA VIAGEM
Por ser esta viagem essencialmente filosófica está simbolicamente dedicação à memória dos grandes filósofos: Solon, Sócrates, Licurgo e Pitágoras.
O Esq.’. que forma um ângulo reto nos ensina a retidão de nossas ações; o maçom em sua linguagem simbólica diz que pauta a sua vida "dentro do esquadro" tudo está na dependência da retidão, tanto na horizontalidade como na verticalidade.
Seguindo-se as hastes do esquadro, teremos dois caminhos que vão se afastando, quando mais distantes seguirem; isso nos ensinará que se nossa vida se pautada de forma correta, encontraremos o caminha da verticalidade espiritual e o da horizontalidade material.
Esta quarta viagem simboliza o quarto ano de um Apr.’. no qual ele deve ocupar-se principalmente na elevação do edifício na direção do seu todo, verificando a colocação de materiais reunidos para terminar a obra maçônica. Ela ensina que só a aptidão o zelo e a inteligência que tendes mostrado em vossos trabalhos, podem elevar-vos acima dos IIr.’. menos instruídos e zelosos do que vos.


- QUINTA VIAGEM
A quinta viagem é dedicada a glorificação do trabalho. Significa que, tendo, o candidato terminado a sua aprendizagem material, representada pelas quatro viagens, em que ele conduziu instrumento de trabalho, ele pode aspirar a alguma coisa além do que pode ser percebido no plano físico do Aprendiz. Ou seja, ele está pronto para a transição do plano físico ao plano espiritual, ou plano cósmico.
Transmite o seu significado, dizendo: esta quinta viagem mostra que o Apr.: suficientemente instruído nas práticas manuais, deve, durante o quinto e último ano, aplicar-se ao estudo teórico. Não basta estar no caminho da Virtude, para nela nos conservamos e chegarmos a perfeição. São necessários muitos esforços. Segui, pois, o objetivo traçado e tornai-vos digno de conhecer os altos trabalhos maçônicos.