quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ser MAÇOM?





Ao ser um iniciado, começa o trabalho do maçom, este trabalho de desbastar apedra bruta, e um processo individual. Ser iniciado, na maçonaria, é assumir o dever e ter em seu coração a vontade, viver uma nova situação social mais humana e progressista, que leve o planeta a uma melhor condição de vida, ser justo e perfeito na condução desse dever, estando todo o tempo voltado para sua lapidação interior e para o melhor aperfeiçoamento do ser humano universal. Estar na maçonaria, ser um iniciado, é de imediato absorver e se adequar as seguintes condições básicas:

1. Ser honesto
2. Ser sincero
3. Ser fiel
4. Ser patriota
5. Ser trabalhador
6. Ser estudioso
7. Creditar em Deus
O mais importante, querer ser uma pessoa melhor e buscar em nossa simbologia e nosso estudes as ferramentas para melhorar a si próprio, nunca esquecer que para um Maçom sempre vem a Família em primeiro lugar.
Isso é ser um iniciado, é condição primária para estar na maçonaria. Ser maçom é outra coisa.
Ser maçom envolve, além disso, tudo, uma condição espiritual e filosófica aonde ainda vem-se a somar:
- Ser fraterno
- Ser tolerante
- Ser apaziguador
- Ser caridoso
- Ser humilde
- Ser compreensivo
- Ser generoso
- Ser educado
- Ser um bom exemplo
Esses ingredientes juntos, misturados em proporção adequada, é que formam nosso templo interior é a argamassa que molda os verdadeiros maçons.
Não somos diferentes das outras pessoas, mas sim queremos ser pessoas melhores a cada dia, esta busca e mais a amizades, o companheirismos de nosso Irmão, isso sim faz seguir nosso caminho subindo a escada de Jacó.
O maçom verdadeiro é um ser humano como outras pessoas, mas com o dever de melhorar e ajudar a modificar a humanidade através de seu bom exemplo. O maçom verdadeiro tem que ser virtuoso e obstinado em sua missão de melhorar o mundo através do exemplo e da melhoria do ser humano, e não deve nunca, por convicção, desistir ou se afastar desse objetivo.
Como já mencionado antes, maçom é uma condição espiritual e filosófica, onde a pureza da sua alma, das suas atitudes e dos seus sentimentos, são condições primordiais para sua existência como maçom e para a existência da verdadeira maçonaria.
Após a leitura desse texto, reflita sobre o conteúdo de sua vida: quem foi você esse tempo todo? O que está sendo você nesse momento?, . . .

Texto César Guimaraes.’.
Qualquer duvida me passe um E-mail.

Fonte Jornal Maçônico do Aprendiz, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário