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segunda-feira, 8 de junho de 2015
O Maço
Como ser consciente de sua capacidade de superação, o homem torna-se construtor, e por isso nos tornamos maçons, aqueles que, conscientemente, procuram desbastar a pedra bruta de seu ser moral, "as asperesas que ainda existam", com o aproveitamento da ação e do trabalho, exercidos contra o erro, o orgulho, a vaidade, a avidez das paixões materiais, o “lado fraco de nossa natureza”.
Mas não se desbasta a pedra bruta sem a consciência de que há o que desbastar, sem o emprego consciente do tempo, sem a harmonia, sem a reflexão, sem o planejamento, e, sobretudo, sem a vontade.
A vontade é a primeira ideia que me inspira o maço.
Se a régua é o instrumento de medida, de aferição, de consciência do trabalho e da obra a realizar, o maço é o próprio trabalho, é a força na execução da obra.
Porém, antes de ser força, o maço é a vontade de agir. A consciência nos leva à vontade de agir, e o agir refletido reforça a consciência da obra.
O maço incessante sobre a pedra rústica é o trabalho que persiste, que segue constante em retirar os excessos do material grosseiro.
O maço fala-me, pois, da motivação, que é fruto da consciência, e da força, que impulsiona o trabalho, e o próprio trabalho, que realiza a obra. É, pois, o maço, a vontade, o trabalho, a força e a persistência, concretizando o próprio crescimento, a construção do templo, a batalha pessoal contra o lado fraco de nossa natureza: “Os Maçons devem lutar para Vencer”.
Por isso, o maço ensina ser o trabalho uma obrigação do homem, principalmente porque, aqui, o homem não é encarado como um ser degenerado, mas como um ser superior aos demais e que é destinado a algo maior.
Se acreditamos que o homem é capaz de desvencilhar-se dos males de suas próprias fraquezas e de sua vaidade, então é pelo trabalho que cumprirá seu destino.
Sem o maço, não se desbasta a pedra; sem o trabalho, não se apura o ser, não se erige a obra. O trabalho é a motivação e é a força.
Mais importante: como força, é a persistência. E o que é a persistência, senão a perseverança, que vence todas as dificuldades?
terça-feira, 2 de junho de 2015
LOJA AMOR DA PÁTRIA 306, BRAGANÇA PAULISTA/SP
No dia 27/05
á Loja AMOR DA PÁTRIA 306, RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO, fundada em 22/10/1874,
Sessão Magna de Homenagem do GOB ao Ir.’. Francisco de Assis Labadeca com a
medalha Cruz da Perfeição, tendo como autoridades maçônicas Egisto Rigoli
Assessor do Grão-Mestre-Geral do Grande Oriente do Brasil representando o
Soberano Marcos José da Silva, Deputado Federal Celso Aparecido Silva, Deputado
Estadual Regis Lemos representando o Fernando Colacioppo Secretário Geral de
Comunicação e Informática Adj. do Grande Oriente do Brasil, Coordenadores
Distritais Sergio Alves de Andre e Waldecyr Antonio de Moraes, entre outras
autoridades, mestres instalados, mestres, companheiros e aprendizes.quinta-feira, 28 de maio de 2015
Qual a relação do Escotismo e a Maçonaria?
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell foi um tenente-general
do Exército Britânico, fundador do escotismo.
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Londres,
Inglaterra, a 22 de fevereiro de 1857. Seu pai era o reverendo H. G.
Baden-Powell, professor em Oxford. Sua mãe era filha do almirante inglês W. T.
Smyth. Seu bisavô, Joseph Brewer Smyth, tinha ido como colonizador para Nova
Jersey (EUA), mas voltou para a Inglaterra e naufragou na viagem de regresso.
Nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos
quinzenais o seu manual de adestramento, o "Escotismo para Rapazes"
sem sequer sonhar que este livro iria por em ação um movimento que afetaria a
juventude do mundo inteiro.
“Os escoteiros surgiram da maçonaria, porque Baden Powell
era maçon. Sonhou, segundo ele, fazer com harmonia a convivência entre os
filhos de duques e filhos de empregados”.
“No século XX, os maçons apoiaram importantes organizações
esportivas, pacifistas ou direcionadas a internacionalizar os países e o mundo
inteiro sob a bandeira da paz”. Não era uma globalização desagregadora e
destrutiva da pessoa humana destinada aos indivíduos e as sociedades por trás
de valores éticos e humanistas.
Dentro da família real britânica, o duque de Connaught foi
quem mais influenciou na personalidade do fundador do escotismo. Este príncipe
era o terceiro filho da Rainha Victória (Príncipe Arthur) e conheceu Baden
Powell em 1883 na Índia, onde praticaram juntos a caça ao javali com lança.
Poucos anos mais tarde, Baden Powell, dedicaria seu “Pigsticking or hoghunting”
ao duque, o “primeiro príncipe de sangue real que havia recebido uma primeira
lança”. Em 1906, o duque de Connaught era inspetor Geral do Exército inglês e
neste posto nomeou Baden Powell como Inspetor Geral da Cavalaria na África do
Sul.
A amizade de ambos aumentou depois da criação do Movimento
Escoteiro, Baden Powell nomeia em 1913 o duque como Presidente da Associação
Escoteira da Grã-Bretanha. É conhecida a fotografia destes velhos amigos dando
início ao terceiro Jamboree Escoteiro Mundial, em Arrowe Park (1929).
Um dos principais impulsores do escotismo foi o Rei da
Inglaterra, Eduardo VII. Ele havia sido iniciado na Maçonaria de Estolcomo pelo
Rei da Suécia, Carlos XV, em 1868. Na Inglaterra, atuou como Venerável na Loja
“Príncipe de Gales” nº 259, onde iniciou a seu irmão, o duque de Connaught.
O Rei Jorge VI por sua parte, foi iniciado maçonicamente em
dezembro de 1919 dentro de uma loja de oficiais da marinha. Após quatro anos de
sua iniciação, ocupou o cargo de Venerável Mestre.
Em 25 de abril de 1925 o duque de Connaught o designa “Grão
Primeiro Vigilante” da Loja Unida da Inglaterra.
Fruto da estreita relação de Baden Powell com este monarca
foi à condecoração de Baden Powell com a Ordem do Mérito de 1937.
Alguns pontos de contato entre ambas as instituições que
podemos enumerar são as seguintes:
a) A promessa escoteira como uma iniciação do aspirante
(profano) em iniciado.
b) Uso e reiteração do número 3. No escotismo existem três
princípios e três virtudes, enquanto que na maçonaria se fala das três luzes e
das três luzes menores. Os escoteiros basicamente têm três graus de
adestramento (Noviço, Segunda e Primeira Classe), enquanto que na maçonaria
existem os três graus simbólicos: aprendiz, companheiro e mestre.
c) Os escoteiros e os maçons apertam a mão de uma maneira
especial e simbólica
d) É significativo o uso do termo “lobinhos” (como já
dissemos) e toda uma mística inspirada no livro de conteúdo maçônico, igual que
“Kim”.
e) A ajuda ao próximo é uma particularidade de ambas as
instituições.
f) Se utiliza o termo “Irmão Escoteiro” ou “Irmão Maçom”,
dando a entender a existência de uma Irmandade Mundial.
g) A cadeira da fraternidade (as mãos apertadas) existe nas
duas organizações em alguns momentos transcendentes.
Para finalizar, disse Baden Powell em um Congresso de
Escotistas celebrado em Paris em 1922: “O Movimento Escoteiro representa uma
união mundial de socorro fraternal, uma associação universal de amizade que não
tem fronteiras. Educados na compreensão e que as nações são irmãs, de que
formam parte de uma grande família humana cujos membros devem ajudar-se e
compreender-se mutuamente, os jovens cidadãos e cidadãs de todas as nações
cessarão de olharem-se como rivais e não alimentarão mais que pensamentos de
amizade e de estima mútuas”.
No Brasil existem ainda mais duas Lojas com o nome Baden
Powell, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.
Esta velha ideia de cosmopolitismo é notadamente maçônica.
Boucher afirmava que “A pátria do maçom é a Terra inteira e não só o lugar de
onde nasceu ou se desenvolveu”
terça-feira, 26 de maio de 2015
Loja Maçônica Perseverança III 146 anos.
Fundada em
31 de julho de 1869 por antigos integrantes da Loja Maçônica Constância, a Loja
Maçônica Perseverança III se destaca, entre as organizações maçônicas do
Brasil, por uma circunstância particularmente feliz: foi a primeira instituição
do gênero a constituir-se especificamente com o objetivo de trabalhar pela
abolição da escravatura e pela educação tanto dos antigos trabalhadores quanto
da nascente classe operária sorocabana; A Perseverança III foi a primeira
sociedade civil de caráter abolicionista a constituir-se formalmente em nosso
país, precedendo de pelo menos um ano o surgimento das organizações antiescravagistas
formadas, a seguir, no Rio de Janeiro; Vitoriosa a causa abolicionista, 29 anos
após a sua constituição, manteve a loja acesa a chama da educação popular. Suas
escolas noturnas somente foram desativadas quando, na década de 50, o governo
paulista assumiu efetivamente a tarefa da educação dos adultos; Nesse meio
tempo, a Perseverança III tentou, em mais de uma ocasião, dar a Sorocaba o
ensino médio que as lideranças políticas de então negavam à cidade, dizendo ser
ele desnecessário por ser o município "terra de operários". A causa
tornou-se vitoriosa em 1929 com a oficialização do Ginásio Municipal, precursor
da rede pública de ensino médio; Mais recentemente, preocupada com a perda de
qualidade da escola pública e a falta de formação que facilite o acesso do
jovem ao mercado de trabalho, sem prejuízo da possibilidade de ingresso na
universidade, a Perseverança III, através da Fundação Ubaldino do Amaral, deu a
Sorocaba uma escola de ensino médio técnico, com certificação profissional
progressiva: o Colégio Politécnico de Sorocaba.
sábado, 23 de maio de 2015
ENTREGA DA MEDALHA MMDC
Nosso Eminente Grão-Mestre Adjunto eleito do GOSP Kamel Aref Saab
e o nosso poderoso Ir.’. Roque Cortes Pereira foram agraciados com a Medalha
“MMDC” em sessão solene na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no dia
23 de maio de 2015.
Estiveram presentes a cerimônia diversas
autoridades, em destaque nosso Ir.’. Coronel
PM Antonio Carlos Mendes, que exerceu por 6 anos a vice-presidência da
Sociedade Veteranos de 32 – MMDC.
A “Medalha MMDC” foi oficializada pelo Decreto Nº 40087, de
14 de maio de 1.962, do Governo do Estado de São Paulo e instituída pela
Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C., com objetivo homenagear personalidades
civis e militares, nacionais e estrangeiras por seus méritos e serviços de
excepcional relevância à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista
de 1932.
A sigla “MMDC” representa as iniciais dos
nomes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, quatro
estudantes que participaram do movimento de reivindicação de uma constituição
que proporcionasse um Estado Democrático de Direito para o povo
brasileiro.
Estes heróis baleados e mortos no dia 23 de maio de
1932 na Pça da República por parte do governo ditatorial, o que culminou na
guerra denominada “Revolução Constitucionalista de 32”.
Daí, em 1934, na mesma data, o Governo promulgou uma Carta Constitucional
assegurando direitos e garantias individuais a todos os brasileiros.
Portanto,
trata-se de uma comenda Emérita definitiva que simboliza a gratidão e o reconhecimento,
para todo o sempre, dos que cumpriram esta jornada cívica para com aqueles que,
hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmos ideais de democracia,
liberdade e amor à legalidade pelos quais se bateram os heróis e Veteranos de
32.
quarta-feira, 13 de maio de 2015
XXIII Assembleia Geral da Confederação Maçônica Interamericana
De 10 a 14 de Abril de 2015 na Assembleia Geral da
CMI - Confederação Maçônica
Interamericana, o Ir.’. Presidente da CMI 2012-2015Marcos José da Silva
entregou o cargo para o Ir.’. Óscar de Alfonso Ortega
da Grão-Mestre da Grande Loja da Espanha, que realizou e organizou a XXIII
Assembleia Geral da CMI, um encontro em Madrid para Grandes Mestres de três
continentes, representando 67 países. A CMI nasceu em 1947 e tem atualmente
mais de 300.000 Maçons na América Latina, Haiti, Portugal, França e Espanha, com
62 Potências com direito a voto assim deliberaram quanto às eleições para o Exercício Administrativo 2015-2018: Presidência: Grande Loja da
Espanha / Irmão Óscar de Alfonso Ortega (Grão-Mestre), Secretaria Executiva:
Grande Loja da Bolívia / Irmão Rudy Barbosa Levy (Ex-Grão-Mestre),
Vice-Presidências da CMI e Presidências Zonais (Grão-Mestres): Zona I - Grande
Loja Benito Juárez Garcia del Estado de Oaxaca / Irmão Antonio Jaime Perez
Rueda (México), Zona II - Grande Loja Nacional Francesa / Irmão Jean Pierre
Servel (França), Zona III - Grande Loja da Guatemala / Irmão Julio Cesar Aldana
León (Guatemala), Zona IV - Grande Loja do Equador / Irmão Humberto Aparício
Plaza Argüello (Equador), Zona V - Grande Loja de Santa Catarina / Irmão João
Eduardo Noal Berbigier (Brasil), Zona VI - Grande Loja Simbólica do Paraguai /
Irmão Edgar Sanchez Caballero (Paraguai), os
deixaram o cargo (Exercício Administrativo 2012-2015): Presidente V: .H:. Marcos José da Silva G: .M: .Gran Oriente Do
Brasil; Secretário Executivo V: .H:. Thomas Alvarez Manrique Passado.‘. G.‘.
M.‘. Grande Loja Del Peru; Vice-Zona I V.‘.H Romualdo Sanchez; G.‘.M.‘. Grande
Loja Benito Juárez García De Ll.‘. E Aa.‘.mm.‘. Estado de Oaxaca; Vice-Zona II.
V.‘.H. Jean Pierre Servel G.‘.M.‘.Gran French National Lodge; Vice-Zona III .
V.‘.H. Correr Manuel Gamboa; . G.‘.M .Gran Lodge De Panamá; Vice-Zona IV .
V.‘.H .Jorge Alberto Romero Aguayo G.‘.M.‘. Grande Loja Del Equador, Guayaquil;
Vice-Zona V . V.‘.H. Gilberto Moreira Mussi G.‘.M.‘. Grande Loja Maçônica do
Estado do Rio Grande do Sul; Vice-Zona VI . V.‘.H. Mario Cabrera Ruiz G.‘.M.‘.
Grande Loja da Bolívia; Criação,
Finalidade e Objetivos do CMI: Em
Santiago de Chile, enquanto a Primeira Reunião de sul-americanos Grand Lodges
foi realizado em 1936, quando viu pela primeira vez a necessidade de um órgão
regional inclusiva Maçonaria. Mais tarde, em 1943, os representantes das
Grandes Lojas da Argentina, Chile e Uruguai, reuniram-se em Montevidéu para
esboçar a estrutura do que seria o nosso organismo regional e organizar a sua
primeira conferência. Foi um trabalho inicial árdua e complicada concluído com
êxito um "Dia americano" em 14 abril de 1947; Em Montevidéu, o Grande
Latin American Lodges se reuniram para dar à luz o "American Confederação
Maçônica" (CMI) foi finalizado, assim, a iniciativa há muito acalentado
pelo Grandes Lojas da Argentina, Chile, Peru, Simbólica do Paraguai, Uruguai,
Bay, Do Ceará, Mato Grosso Do Sul, Minais Gerais, do Pará, Paraíba, Paraná,
Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo; Essa primeira reunião do WCC, levou o
nome de Primeira Conferência Maçônica americano e com a participação de
representantes de 43 Masonic Powers de 13 países: Argentina, Bolívia, Brasil,
Chile, Equador, Espanha (no exílio), México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto
Rico, Uruguai e Venezuela. As delegações discutiram a seguinte ordem do dia: 1.
Princípios gerais para a estrutura da Maçonaria Universal, com a participação
de M: .R: .H:. Ernesto Diez Canseco Past Grão-Mestre da Grande Loja
do Peru; 2. Fundamentação para uma lei internacional maçônica; 3. Unificação da
Instrução Simbólico; Organização Internacional Maçônica Ação; 4. Nacional e,
com a participação de M:. R:. H:.Edmundo Haya de la Torre, Past Grão-Mestre da
Grande Loja do Peru; 5. O trabalho da Maçonaria no pós-guerra; 6. Estado do
CMI, foi aprovado por unanimidade; A Primeira Conferência elegeu como
Presidente da CMI para M:. R:. H:. Edgardo Portaro Mazetti, Grão-Mestre da
Grande Loja do Peru e como Secretário Executivo para R: .H:. Sergio González
Parodi da Grande Loja do Chile. Nessa reunião, foram concedidos os fundamentos
dos objetivos do CMI; O CMI é contribuir para o fortalecimento e consolidação
do conteúdo Freemasonic Ideal Universalista, na sua Declaração de Princípios,
através do intercâmbio de ideias e experiências entre os seus membros
confederados, interpretação e coordenação dos seus conceitos, suas funções e
seu exercício. Estes devem promover o seu desenvolvimento a nível continental,
exaltando a honra, a virtude e da justiça através do estudo constante, o
estímulo ao progresso científico e filosófico, o impulso para a harmonia, o
respeito mútuo e da cooperação leal entre os seus membros; Os objetivos da CMI: Promover a união e colaboração mútua
entre todas as Grandes Lojas Regulares confederados, promovendo prestígio
global da Maçonaria; Coordenar a ação Grandes Lojas Maçônicas Confederate em
torno de problemas comuns a eles, respeitando o princípio da soberania e
não-intervenção nos assuntos internos cada; E o mais sincera colaboração entre
os povos da América e ao redor do mundo; Estabelecer a base para a
implementação e manutenção constante e sistematicamente o fortalecimento,
consolidação e realização de educação e ensino maçônico que são os mais
eficazes para cumprir a meta suprema do meio Freemasonic Ideal Universalista;
Promover a criação de para-maçônico, organizações culturais e humanitárias,
cujos fins e objetivos são consistentes com os da WCC; Promover a criação e
manutenção do espírito e da consciência de solidariedade, fraternidade e
participação entre os para-maçônico grupos de jovens, mulheres e outros que são
de interesse para os objetivos da CMI, incitando-os a participar de todas as
outras atividades tendem a promover o desenvolvimento socioeconômico de suas
comunidades no processo de desenvolvimento.
Estando presente as autoridades maçônicas do
Grande Oriente do Brasil: Marcos José da Silva Grão-Mestre-Geral
do Grande Oriente do Brasil e
ex-presidente da Confederação Maçônica
Interamericana 2012-2015, Jorge Colombo
Grão-Mestre Estadual do Rio Grande do Sul, Anibal Martinez Secretário
Geral de RI Adj. do Grande Oriente do Brasil, Egisto
Rigoli Assessor do Grão-Mestre-Geral do Grande Oriente do Brasil, entre outras autoridades de 62
Potências.
segunda-feira, 4 de maio de 2015
Mistérios da maçonaria é tema de palestra gratuita na Anhanguera de Campo Limpo.
Mestre-maçom
falará sobre a história e a mítica em torno da organização
A história e os mistérios relacionados à
Maçonaria serão os pontos centrais da palestra que o Centro Universitário
Anhanguera de São Paulo – unidade Campo Limpo – promoverá no dia 8 de maio, a
partir das 19h30. O assunto será apresentado pelo mestre-maçom Orlando
Rosinhole Soares. O encontro é gratuito, mas solicita-se a doação de 1 Kg de
alimento não perecível (todo material arrecadado será doado para o Lar da
Criança Feliz, de Taboão da Serra).
O que é
maçonaria?
A maçonaria
é uma sociedade fraternal, que admite todo homem livre e de bons costumes, sem
distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas
principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador,
tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme
propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios
e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.
A Anhanguera
já transformou a vida de mais de um milhão de alunos e, há mais de 20 anos,
ajuda a mudar o futuro do nosso país. Alinhada à nova fase de desenvolvimento
do Brasil, a Instituição oferece conveniência e conteúdo compatível com o
mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e
ensino técnico, contribuindo com o projeto de vida de crescimento e ascensão
profissional dos alunos.
A Anhanguera está presente em todos os estados
brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância. A
instituição mantém mais de 1.100 projetos de responsabilidade social e, em
2013, realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos gratuitos à comunidade com
apoio de professores, alunos e voluntários.
Com um
índice de 94% dos cursos com conceito positivos no Ministério da Educação
(MEC), a Anhanguera conta com 337 cursos estrelados pelo Guia do Estudante
(edição 2015). Também é a marca mais valiosa do setor de educação no país,
segundo o ranking BrandZ Top 50, divulgado anualmente pela Millward Brown.
Em 2014, passou a integrar o grupo Kroton,
empresa brasileira com quase 50 anos de tradição que se tornou referência
mundial no setor da educação pelo valor de mercado e pela quantidade de alunos.
A Kroton é responsável por prover educação de qualidade a mais de um milhão de
estudantes em 550 cidades por todo o Brasil. Inovadora e líder no
desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais, estimula a realização
de projetos com impactos sociais, ambientais e econômicos, seja no âmbito
corporativo ou educacional. O padrão de governança corporativa da companhia
permite o desenvolvimento de processos que colaboram com a tomada de decisão
ágil, dinâmica, responsável e sustentável.
Local:
O que é:
palestra sobre a história da Maçonaria
Quando: 08/05 – sexta-feira
Horário: das 19h30 às 21h30
Onde: Centro Universitário Anhanguera de São
Paulo – unidade Campo Limpo
Endereço: Estrada do Campo Limpo, 3.677 (ao
lado do terminal de ônibus)
*para a
entrada, solicita-se a doação de 1kg de alimento
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