domingo, 28 de abril de 2013

Nova Sede GOB MG‏



O Palácio Maçônico da Maçonaria de Minas Gerais, a cada dia que passa evoluem as obras e deixa contentes e satisfeitos os irmãos do estado de MG e nós que vemos e sabemos do esforço que é fazer um trabalho desta natureza.
Parabéns irmão Eduardo, Ir.: Amintas e os obreiros de MG, alias parabéns também pelo HOTEL que esta sendo erguido junto com o PALÁCIO.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

E quem iniciou o primeiro maçom?


Mas de que Histórias podem tratar? Necessariamente a do Homem praticante ou adepto da Maçonaria, o Maçom  História dos Maçons, portanto. Mas quando apareceram os maçons? Quem foi o primeiro maçom? E quem iniciou o primeiro maçom, seria ele um pré-maçon, e portanto também elegível para figurar numa historia da maçonaria? E será que os maçons sempre foram conhecidos por este vocábulo “maçom”? É que hoje já não há romanos, mas sim italianos...e se quisermos falar sobre a historia dos italianos, forçosamente que temos de remontar aos romanos, e aos etruscos, tal e qual como para se falar da história dos portugueses temos de remontar aos lusitanos e aos galaicos durienses... Para além do problema de semântica, a identificação exata do que se entende por maçom e por maçonaria, temos um segundo problema que é o que se reduz em saber se de História temos o conceito estrito de elementos em documentos escritos, ou se será possível recorrer também à pré história...

Enfim terceiro e último problema. Que aspectos dos maçons e da maçonaria interessam a esta pequena conferência? O da filosofia dos maçons? O das obras dos maçons? O da galeria dos ilustres maçons? A temática dos mistérios e dos rituais? A das Lojas maçónicas, ou da suas Obediências e Ordens? Vamos depois de postos os problemas à sua solução possível, ponto por ponto: 1) do conceito de história,
1) do conceito de História
Todas as obras sobre História localizam o seu início em função da história do Homem civilizado, e assim remontam a cerca de 4000 anos antes de Cristo. Um bom exemplo é a História do Mundo de Christos Kondeatis (edição Caminho 1990) Cujo mapa de parede refere na Europa a cultura megalítica, a civilização de UR na Mesopotâmia (as primeiras cidades datariam de 3000 AC), a unificação do Egipto com o primeiro Faraó Menés, em 3100 AC, enfim a época dos primeiros escritos sumários com pictogramas de 3100 AC, em tábuas de argila. Recorde-se que a idade da pedra se estende até 2000 AC a idade do bronze (misturado com cobre e ferro), que cede á idade do ferro em 1100 AC, e sempre com epicentro no Oriente ou médio oriente. Mas vamos abarcar toda a Terra, todo o globo terrestre? Então devemos citar a primeira civilização americana, dos Olmecas no México cerca de 1200 AC, a civilização do povo Tcheu na China em 1120 AC.
Será esta aproximação satisfatória? Podemos começar no neolítico e na idade dos metais, que alguns situam a começar com a idade do cobre entre 2000 e 3000 AC, e a que se seguiram com 1000 anos de intervalo a idade do bronze, e depois, quase 1000 anos depois a idade do ferro como expõem W. Devos e R. Geivers no seu Atlas Historique (edição Erasme 1993)? Podemos situar-nos no epicentro da civilização egípcia como ponto de partida? E se tivermos em conta os aspectos não apenas materiais mas espirituais, podemos talvez situar o advento da civilização no Egipto, portanto em momento anterior ao nascimento formal da filosofia grega, com Thalés de Mileto em 585 AC, como de forma pedagógica ensina Jostein Gaarder em Le Monde de Sophie (edição Seuil de 1995)...


segunda-feira, 15 de abril de 2013

30 anos da APJ - Ação Paramaçônica Juvenil

Em 15 de Abril de 1983, o Grande Oriente do Brasil criou a APJ - Ação Paramaçônica Juvenil, uma instituição dedicada à formação da juventude e que preza pelos ideais do Patriotismo, Civismo e Fraternidade.

Neste ano de 2013, a APJ/GOB completa 30 Anos de pura brasilidade, sempre com seus incansáveis esforços em prol de tornar os Apejotistas mais conscientes sobre a realidade do nosso país e então possam trabalhar de maneira mais clara para solucionar os problemas da Nação, torná-la mais justa e perfeita. 

Saudações Fraternas Apejotistas
pelo Trigésimo Aniversário da APJ/GOB









Selo Comemorativo
feito pelo Conselho Estadual
da APJ/GOB - Tocantins

sábado, 13 de abril de 2013

O SUPERIOR TRIBUNAL ELEITORAL DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL


Or.’. de Brasília, 09 de abril de 2.013, da E.’. V.’.
AVISO DE CONTINUAÇÃO DOS TRABALHOS DE DIGITAÇÃO DOS MAPAS ELEITORAIS DOS VOTOS SUFRAGADOS NA ELEIÇÃO PARA OS CARGOS DE GRÃO-MESTRE GERAL E GRÃO-MESTRE GERAL ADJUNTO PARA O QUINQUÊNIO DE 2013/2018
O SUPERIOR TRIBUNAL ELEITORAL DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL COMUNICA QUE, TENDO EM VISTA A CONTINUAÇÃO DA SESSÃO PÚBLICA PERMANENTE, NO DIA 12 DE ABRIL DE 2013, DA E.´. V.´., A PARTIR DAS 18,30 HORAS, OS TRABALHOS DE DIGITAÇÃO SERÃO RETOMADOS NO DIA 10 DE ABRIL DE 2013, DA E.´. V.´., A PARTIR DAS 15 HORAS, NO MESMO LOCAL E COM AS MESMAS CONDIÇÕES DE CREDENCIAMENTO E ACESSO EXISTENTES NOS DIAS 5, 6 E 7 DE ABRIL DE 2013, DA E.´.V.´.
SERGIO RUAS
Presidente

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os Cavaleiros Templários




Os cavaleiros eram monges que, em 1118, tomaram armas com o objetivo de proteger peregrinos cristãos viajando de Jafa (uma cidade portuária em Israel(em inglês)) para Jerusalém. De acordo com a lenda, os cavaleiros templários descobriram o maior tesouro da história, enterrado sob as ruínas do templo do rei Salomão. Os cavaleiros se tornaram tão ricos que se tornaram alvo de inveja e suspeitas. Conta uma lenda, que os Cavaleiros Templários, teriam encontrado no Templo de Salomão, documentos e tesouros que os tornaram poderosos.
Segundo essa lenda, dentre os tesouros estaria o próprio "Santo Graal" o cálice onde fora recolhido o sangue de Jesus Cristo na cruz, e o mesmo que fora usado na última ceia. Em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307, Jacques de Molay e cerca de cinco mil Templários, quase todos aqueles existentes na França, foram encarcerados pelos homens do Rei Felipe, o Belo. As acusações mostravam heresias as mais diversas, a maioria destas sendo bem comuns aos cotidianos processos movidos pela Santa Inquisição: negação do Cristo, blasfêmia contra Deus, homossexualismo, idolatria ( adoração de Baphomet ), conluio com os infiéis do islã, etc. O processo de inquisição contra os Templários continuou por sete anos. Seu ápice ocorreu em 18 de março de 1314, quando o último líder dos Templários, Jacques de Molay e Geoffroy de Charnay, foram arrastados à morte na fogueira da Santa Inquisição.
 
















A MALDIÇÃO DE JACQUES De MOLAY


A lenda nos diz que, em meio às chamas, pouco antes de morrer, ouviu-se a voz de Jacques de Molay, o último Grão Mestre Templário, intimando seus três algozes: O papa ClementeV, Guilherme de Nogaret  (Guarda-Selos do reino) e o Rei Filipe, a comparecer diante do tribunal de Deus, e amaldiçoou os seus descendentes. Segundo a lenda, foram essas as suas últimas palavras:
"NEKAN, ADONAI !!! CHOL-BEGOAL !!! PAPA CLEMENTE... CAVALEIRO GUILHERME DE NOGARET... REI FILIPE: INTIMO-OS A COMPARECER PERANTE O TRIBUNAL DE DEUS DENTRO DE UM ANO PARA RECEBEREM O JUSTO CASTIGO. MALDITOS! MALDITOS! TODOS MALDITOS ATÉ A DÉCIMA TERCEIRA GERAÇÃO DE VOSSAS RAÇAS!!!" Se isso é ou não verdade, não se pode afirmar. Contudo, Clemente morreu trinta e três dias depois e o Rei Felipe, o Belo, o seguiu em pouco mais de seis meses. “Aceita ou não, esta Lenda do último Grão-Mestre da Ordem do Templo - Jacques De Molay, as mortes e o próprio mito que cercou os Cavaleiros Templários, permanecem um mistério”.






sábado, 6 de abril de 2013

Resultado Oficial das Eleições do GOB 2013.


Ontem começou a apuração das Eleições do GM do GOB, o resultado parcial ate as 23:00 hrs
Com um total de 2974 votos apurados a chapa 2 esta na frente com um total de 1360 votos.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Informação sobre a eleição SAFL 2013/ 2015


Meus Queridos e PPod.’. IIr.’. Deputados Federais
A Chapa “RENOVAÇÃO” – SAFL Biênio 2.013 / 2.015, tornou-se um “MOVIMENTO PRÓ-RENOVAÇÃO”, refletindo o anseio de mudança “JÁ”, manifestado por nossos colegas parlamentares dos vários Estados da Federação, que a integram, inclusive, com inúmeros colaboradores que comungam dos mesmos princípios de um Poder Legislativo Independente, Competente e Participativo.
Agradecemos imensamente os convites para “Composição” com representantes de outras Chapas em Formação, mas teremos que declinar deles, pelo principal motivo da CHAPA “RENOVAÇÃO” estar completa e, inclusive, com uma Reunião de Trabalho agendada para o próximo dia 13 de Abril, com a presença confirmada e passagem comprada dos PPod.’. IIr.’. que a compõem, além dos colaboradores que auxiliaram na sua estruturação.
Rogo ao G.’. A.’. D.’. U.’. que, na próxima sessão de Eleição, ele a todos ilumine e proteja, permitindo a votação de uma sábia e serena decisão de RENOVAÇÃO.
Chapa “RENOVAÇÃO(Independência e Respeito ao Poder Legislativo, Competência e Participação)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

No dia 01/04/2013


Dia 01/04/2013 (2ªf) às 20h na Loja Areópago Atibaiense - nº 1465, RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO RUA JOSÉ INÁCIO Nº 473 ATIBAIA SP CENTRO Fundada em 1/4/1955, Sessão de 58º Aniversário da Loja e entrega do Título de Grande Benemérito da Ordem para Nilton Galvão de Almeida França, tendo como Venerável Mestre AMAURY BUZZO TURÍBIO, estando presente as autoridades maçônicas  GM-GOSP Mario Sergio Nunes da Costa, Secr. Geral de Comunicação e Informática adj. Fernando Colacioppo representando o Sapientíssimo Cláudio Roque Buono Ferreira, Dep. Fed. JOSÉ ANTÔNIO DOS SANTOS SILVA.
 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Apuração das Eleições do GOB.


Para seu conhecimento, o processo de apuração das  eleições para o GMG 2013/1018 será transmitido ao vivo e na integra pela TV GOB :



As transmissões ocorrerão nos dias :

05/04/2013 das 18:30 hs até o encerramento das atividades pelo Presidente do STEM
 
06/04/2013 das 8:30hs até o encerramento das atividades  pelo Presidente do STEM
 
07/04/2013 das 8:30 hs até o encerramento das atividades  pelo Presidente do STEM 


Os resultados detalhados poderão ser acompanhados no site do GOB